segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HOMENAGEM ÀS PESSOAS QUERIDAS



Hoje é Dia de Finados e é comum as pessoas irem ao cemitério homenagear seus entes queridos. Elas levam coroas de flores, velas e “rezam” pela alma do falecido. Eu acho que essas pessoas acreditam realmente que os mortos, de onde estão, vêem tudo o que acontece aqui.

É comum que um velório seja organizado quando alguém morre. Eu não precisaria descrever, mas todos sabem que num velório o corpo da pessoa fica dentro do caixão para que os amigos, parentes ou conhecidos possam se “despedir”. Existem velórios que viram eventos apoteóticos! Os mais notórios são os das celebridades. O do cantor Michael Jackson foi um mega evento. Ainda lembro da tirada do repórter que estava cobrindo o funeral: “... A família e os amigos mais próximos de Michael Jackson reunidos numa última homenagem ao cantor”.

Mas não são somente os funerais dos famosos que se destacam. Também acontece de anônimos receberem em seu velório uma grande grande produção. Sou adventista e recentemente eu e minha família recebemos a notícia de que uma senhora, muito conhecida da igreja pela sua bondade, havia falecido. Apesar da idade ela ainda continuava ativa com seus trabalhos, dando estudos bíblicos e fazendo visitas missionárias. Ela realmente era muito amada e admirada pelos membros da igreja por seu exemplo e testemunho. Podemos ter certeza que aquela mulher era uma verdadeira cristã. Quando eu e minha mãe chegamos à igreja para o velório, ficamos admiradas com a grandiosidade do evento.

A igreja, naquele dia, não teve seu culto como de costume. Foi dedicada àquela mulher uma programação exclusiva, com músicas, depoimentos e até slides projetados na tela. Os depoimentos eram emocionantes. As pessoas falavam do privilégio que era conviver com aquela senhora, da alegria de tê-la conhecido. A maioria delas tinham recebido seus estudos bíblicos. E as músicas? Emocionantes! Não posso negar que foi um funeral muito bonito. Mas, me digam, pra que isso se a homenageada não estava ali?

A Bíblia é muito clara quanto à situação dos mortos. “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram, para sempre não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5 e 6

Ou seja, não adianta levar flores, velas ou “rezar” pela pessoa. Depois de morta ela não toma conhecimento de mais nada. Não adiantam homenagens porque ela não tem consciência do que está  acontecendo. Não adianta “rezar” pela alma do falecido porque depois da morte não tem como ele se tornar uma pessoa melhor. Essa pessoa não existe mais, não tem como tomar nenhuma decisão para salvar sua alma. Se durante a vida a pessoa foi boa ou ruim, seu destino já está selado. Não adiantam mais orações, tudo já foi feito. Sua salvação agora depende unicamente do Criador.

O espírito volta à fonte original, que é Deus (Eclesiastes 12:7). A pessoa também não fica vagando por aí, aparecendo para os outros, dando conselhos, como alguns acreditam. Não existe a história “onde estiver ele está vendo tudo”, porque morto não vê nada, não sabe de nada. É como se a pessoa estivesse num sono profundo no qual só vai ser despertada no Juizo. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:10

Portanto, meu amigo, se você quer fazer algum bem, se você tem algum projeto de vida, se você pretende ajudar alguém, que seja agora! Depois da morte nada mais adianta.

Loriza Kettle

Nenhum comentário:

Postar um comentário